Pages

13.4.08

socialismo x capitalismo

Eu acho muito engraçado o modo das pessoas se comportarem em relação ao socialismo nos dias de hoje. Pelo o que vejo, quase todo mundo acha que socialismo é sinônimo de atraso, de pobreza, de decadência. Acontece, que a verdade não é bem essa. Ouço inúmeras coisas, até do meu próprio pai, do tipo: "O mundo só vai realmente progredir, quando não houverem mais tentativas falhas e impoderáveis de outros sistemas, que obviamente não dão certo, como é o caso de Cuba, e do socialismo que prega." Mas peraí, não dá certo pra quem?
Aposto que quando a União Soviética se desfez, as pessoas que não estavam satisfeitas com a situação na qual viviam - a grande maioria, diga-se de passagem, tomaram dois rumos: os que tinham meios para conseguir acumular capital, ficaram felizes, enquanto quem foi demitido das fábricas por causa de cortes de gasto para não falirem e conseguirem competir no mercado internacional, ficou em uma situação pior do que já estava. Aí eu pergunto: o capitalismo foi melhor nesse caso? Depende do ponto de vista. Pro primeiro grupo citado, foi ótimo, mas já para o segundo...
Isso nos remete a pensar o que vale mais: um país onde a vida seja igualitária, por mais que não seja luxuosa, ou um outro onde poucos têm muito, e muitos têm pouco?
Afinal, todos nós sabemos que as condições para conseguir integrar-se no mundo globalizado não são iguais para todas as pessoas, nem para todos os países (como exemplo, podemos citar a África, continente que teve suas riquezas usurpadas pelos países europeus durante séculos).
Eu particularmente, não acho que o socialismo seja melhor que o capitalismo, ou vice-versa. Concordo que o capitalismo tráz mobilização de capital, através da lei do mercado, a qual gera competição, conseqüentemente preços baixos e conseqüentemente empregos. Acho que se o sistema for bem administrado, pode ser bom para a maior parte da população e que se não fosse por essa mobilidade e crescente pesquisas de métodos para produzir mais em menos tempos e cada vez produtos melhores e avançados tecnológicamente, ainda estáriamos vivendo igual ao início do século passado. Não, não acho o capitalismo melhor que o socialismo ou vice-versa, só acho que nenhum é de todo podre, os dois carregam consigo aspectos positivos e aspectos negativos, o que ninguém entende quando eu tento explicar, é que não dá pra dizer que um é melhor que o outro, porque são dois sistemas completamente antagônicos e incomparáveis.

Nenhum comentário: