Pages

13.10.08

Transgredir e progredir

Todo sistema acaba irremediavelmente impondo regras falhas. A partir do momento em que se fala em regras, fala-se também em transgressão das mesmas por uma parte significativa das pessoas afetadas. Tal transgressão tem um dos mais amplos significados do dicionário e é tão abragente quanto a própria natureza humana, de onde é proveniente.
A constante necessidade a qual o homem tem de superar seus limites, é uma aplicação prática de que transgredir não é algo feito apenas por estudantes rebeldes. Atrás dessa superação de limites, está a criação da computação, do avião, do DNA. Inovação tecnológica portanto, pode também significar a transgressão de um indivíduo o qual foi além dos modelos impostos pela sociedade e acabou trazendo grande benefício para a mesma.
Protestos, passeatas, revoluções, tudo isso também são formas de transgredir e estão tão intrísecamente ligadas com as ações humanas desde o ínicio da historiografia que a partir disso torna-se difícil questioná-las de tal caráter. As mudanças significativas na vida de um povo, assim como qualquer tipo de ruptura com o sistema vigente vem a partir de uma transgressão, indiscutivelmente feita por um bom transgressor.
A verdade, é que hoje, todo mundo precisa ser também um transgressor, em termos. Quem não procura ter objetivos e superar, transgredir barreiras para alcançá-los, acaba ficando para trás em um mundo excentricamente competitivo como o nosso. Os que se destacam, com Albert Einstein, Marx Planck, Bill Gates e muitos outros, nada mais são que grandes transgressores.
Transgredir pode também ter sinônimos negativos, mas tal dualismo na verdade está presente na maior parte das coisas. É esse dualismo o responsável por transgressão poder ser entendida também como filosofia de vida. Filosofia essa, praticada por Sócrates, Platão, Bacon, Descartes e por mais todos que se fizeram notáveis ao longo da história e que tornaram o mundo, um pouquinho melhor.

Nenhum comentário: