Pages

31.1.09

(sem título)

Segundo o filósofo Nietszche, os inimigos têm grande importância na vida do homem, à medida que o indivíduo só se desenvolve a partir do embate com quem têm opiniões e condutas diferentes das suas. No entanto, é sábio também que o companheirismo, a cumplicidade e o apoio de um bom amigo são fundamentais para garantir a felicidade e o crescimento de cada um.
Isso porque no mundo, historicamente, tem prevalecido a solitária noção de competição entre as pessoas. Já na pré-história competia-se por comida e por espaço e, hoje, irmãos brigam pela atenção dos pais, alunos competem pela melhor vaga em uma universidade e profissionais lutam entre si por um emprego. Dessa forma, torna-se imprescindível que se tenha alguém de confiança para dar conforto e com quem se possa contar. Afinal, um amigo para dividir alegrias, compartilhar das aflições e trocar conselhos e confidências faz o homem sentir-se menos sozinho e lhe dá força em sua caminhada, no contexto social em que as disputas entre os indivíduos ficam cada vez mais acirradas.
É claro que, como bem afirmou o pensador do século XVI, Montaigne, não é nada fácil conquistar-se uma relação de "intimidade sem reservas". Todavia, desde que se encontre a amizade verdadeira, pode-se descobrir um sentimento, às vezes, superior até ao mais sublime amor de um homem por uma mulher justamente como foi lustrado numa passagem do romance 'Iracema' de José de Alencar, em que Martim abandona sua amada índia Tabajara por um longo tempo para lutar ao lado de seu amigo, guerreiro da tribo dos Potiguaras, a quem devia a lealdade e a cumplicidade de um irmão.
A amizade é, pois, essencial na construção da personalidade e da felicidade de qualquer pessoa. Porque, se um inimigo pode lhe desafiar a melhorar através de um confronto de idéias divergentes, um amigo de verdade preenche o vazio das relações interpessoais competitivas e dá a sustentação de um pilar de aço e o conforto de uma pluma na subida do homem ao ápice da pirâmide de suas vidas.

2 comentários:

De nascimento, Silva. disse...

Eu acho que hoje a coisa mais dificil de saber é que e´amigo ou não, concordo com Nietszche!

adorei o que tá escrito. O ser humano é um tão fraquinho que precisa de mais um proximo pra se sentir seguro. Ter a sí nao é o suficiente.
haha

:)

Fanfarrão disse...

Diz uma frase assim: "Confie só em Deus, o resto, paguem a vista."
Ou uma coisa do tipo..

Difícil saber quem é amigo, mas difícil ainda é arrumar um amigo