Pages

6.4.10

Andy Warhol, Mr. America.


Sinceramente, não acho que Andy Warhol seja o grande artista do século XX, mas há um tempo eu tava querendo ir em uma exposição de pop arte, e Warhol no domingo, através de seus trabalhos, fotos e frases me fez entender mais o porquê da arte no século XX ter se tornado algo definido também pelo seu valor monetário. Valeu à pena.
Americano até o osso, Andy Warhol é um artista de seu tempo, do tempo da Grande Depressão, do tempo da Guerra Fria, do tempo da ascensão de Hollywood. Uma vez lhe mandaram desenhar o que mais gostava no mundo. O que ele fez? Desenhou dinheiro.
Trabalhando com a serialidade que tanto amava na repetição de suas serigrafias, tentava provar o quanto uma imagem vista repetidas vezes perde sua força. Através disso, mostrava o quanto figuras públicas são impessoais e vazias.
Segundo ele, os Estados Unidos eram o primeiro país no mundo a fazer pessoas de diferentes classes sociais usufruirem dos mesmos produtos de consumo. A coca-cola por exemplo, era tomada tanto pelo mendigo, como pelo rico industrial. E era isso que ele via: a coca-cola, a lata de sopa Campbell. E foi extamente isso, com um sentido de mostrar seu poder subversivo à hierarquia de classes, que ele transformou em arte.

Quem tiver oportunidade, a exposição vai ficar até dia 23 de maio na Pinacoteca de São Paulo.


"A fonte dos problemas das pessoas são suas fantasias. Se você não tivesse fantasias você não terias problemas. Porque você aceitaria qualquer coisa que estivesse na sua frente. Mas aí você não teria romance, porque romance é encontrar sua fantasia em pessoas que não são sua fantasia. "

“Se você quer saber tudo sobre Andy Warhol, é só olhar para a superfície: das minhas pinturas, dos meus filmes e de mim, eu estou lá. Não há nada por trás disso.”

Um comentário:

cinara paixão disse...

Oi Ana! Sempre gostei de ler seu blog, muito bom. Também nunca achei o Andy Warhol o melhor, mas sua análise sobre a pessoa dele me fez ter outra ideia. Minhas amigas foram e ficaram lpoucas pela obra dele, elas são fascinadas pela amizade dele com a Edie e me disseram que as obras são sim boas. Você estava lá por SP ou você está morando em Sp? Beijos, Cinara.